Motor

Plantas do Modelo A-100 por Richard Nakka, desenhado para atuar na classe G:


Tampa do motor em aço 1045, note que as dimensões estão em polegadas. Essa peça deve ser usinada por torno ou encomendada a uma tornearia O diâmetro dessa peça é propositalmente menor que a do bocal para que haja uma maior segurança no projeto. Com um aumento inesperado da pressão, a tendência é que o RTV ceda e libere a pressão antes que tudo exploda.
Tubos de PVC são teoricamente mais perigosos que os de aluminio por se estilhaçarem ao explodirem. Tubos de alumínio desta grossura, se entortam, gerando apenas metal retorcido - melhor que pedaços voando em todas as direções.
A ideia é que os parafusos estejam por cima desta tampa, impedindo a movimentação para cima e permitindo a para baixo, algo interessante na limpeza do tubo.



Tubo do motor em Aço, note que as demais dimensões estão em polegadas. Para aumentar a segurança e diminuir a massa do foguete, usamos um tubo de alumínio no lugar do de aço. Assim, tivemos que alterar as dimensões para melhor margem de segurança. A espessura do tubo é de 1/8 de polegada, diâmetro de 1e1/16 polegada interna e comprimento de 19cm, podendo aguentar por volta de 6134 psi antes de explodir, isso se considerando a liga 6063 t5. Usando a planilha "casing" na página softwares, pode-se conseguir uma estimativa. O KNSU, por liberar entre outras substâncias, água e hidróxido de potássio que juntos possuem o mesmo efeito da soda cáustica: corroem o alumínio. Por isso, deve-se lavar todos os componentes após o lançamento com água. Fazer os buracos para os parafusos 3/16 com rosca!


Bocal do motor em aço 1045, note que as dimensões estão em polegadas. Essa peça deve ser usinada por torno ou encomendada a uma tornearia.

O esquema proposto pelo Richard não indica  os buracos para os parafusos. Isto porque quando se trabalha com um tubo de aço, não se pode fazer furos, porque por ser fino tende a rasgar com a pressão. Logo, deve-se vincá-lo ao redor da peça.

Cuidado  para orientar corretamente quem vai produzir a peça. Fazer rosca no aço do bocal é algo um tanto complicado. Pode-se deixar a abertura de 3/16 polegadas lisa e fixar os parafuso com roscas feitas no tubo de alumínio apenas.

  • A fixação das partes do motor, devem ser feitas com parafusos 3/16 preferencialmente de aço inox, por suas qualidades mecânicas.
  • Para a fixação foram usados oito parafusos , quatro em cima e quatro embaixo. sendo o motor vedado com silicone de alta temperatura "RTV" para impedir o escapamento de gases.
  • Entre o propelente e o tubo de alumínio coloque uma camada de papel kraft de alta gramatura (180 para cima). Isto é bom para evitar a corrosão do tubo!
  • É interessante após o lançamento e limpeza dos componentes do motor, untá-los com óleo para que não enferrugem e tornem-se um belo troféu =D.
  • http://www.shockmetais.com.br/espec/pmec/aluminio aqui, algumas ligas de alumínio.